Material Arqueológico Wayoró - Rolim de Moura do Guaporé

Data da Publicação: 02/09/2021


3

 

 

Material Arqueológico Wayoró - Rolim de Moura do Guaporé

 

O povo Wayoró, Rolim de Moura do Guaporé (RO), às margens do Rio Mequéns, vem lutando para que os Sítios Arqueológicos da região sejam preservados. São vários sítios arqueológicos reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entretanto, invasões e destruições ao Património Arqueológico têm acontecido!

 

4_1

 

 

Precisamos nos unir para que os registros históricos, entre eles os arqueológicos, sejam preservados! Esses materiais contam histórias e, principalmente, explicam muito sobre a presença antiga dos povos indígena na região, na Amazônia, no Brasil e na América do Sul.

 

2_2

 

 

Precisamos também informar que destruir o patrimônio arqueológico é um crime! A Constituição Federal de 1988, no Art. 23, evidencia que:

 

“Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: [...] III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos" (CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988).

 

Sabendo dos seus direitos, o povo Wayoró luta para que os seus bens culturais e materiais sejam respeitados, preservados e valorizados.

 

Para acessar Galeria de Fotos, clique aqui!

 

 

6

Anciã Maura Wayoró - Rolim de Moura do Guaporé

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.