Festas e Danças Tradicionais do Povo Kanoé

Data da Publicação: 29/03/2022


Festa e Danças Tradicionais do Povo Kanoé

 

Fernando Kanoé

Captura de Tela 2022-04-05 às 10.49.34

Como outras etnias regionais, os Kanoé também realizavam e ainda realizam as chichadas, as grandes festas da Txeró (chicha), segundo meu tio Munũzinho Kanoé, essas chichadas podiam durar até três dias. Fazia-se uma grande quantidade de chicha fermentada, de macaxeira ou de milho e mesmo chichas mistas de banana ou batata-doce. E aí dançavam e cantavam, enquanto bebiam, bebiam muito. Para acompanhar, preparavam muita carne moqueada. Algumas pessoas chegavam a se embriagar e vomitar, mas isso era e é natural nas grande chichadas. Quem jamais podia ser superior erra o pajé. As chichas são tradicionalmente servidas e bebidas em matä (cuia), feitas de pukutä (cabaças ou cuités) rachadas ao meio.    Captura de Tela 2022-04-05 às 10.49.11

 

 

Captura de Tela 2022-04-05 às 10.49.27

Pilao de Chicha

 

Captura de Tela 2022-04-05 às 10.49.19            Cuias para tomar chicha e                     mexedor da bebida

Há pelo menos dois grandes tipos de bebidas. As chichas brabas ou azedas que são muito fermentadas e são embriagantes, e as chichas mansa ou chicha doces mais suave e menos fermentadas. Para fazer a Txeró Txuemí (chicha de macaxeira) as mulheres colhem uma grande quantidade de tubérculos de mandioca. Depois deixaram picados em cubo, lavam e colocam para cozinhar até ficarem bem macia. Em seguida a macaxeira cozida é amassada com água em um kuti (pilão) e colocada num Atãpätä (caixa) para fermentar. Para acelerar o processo as mulheres mastigam uma erva e depois põem na chicha, que vai fermentar por alguns dias. A tomera (colher de pau) ou espátula de mexer a chicha, depois é só coar e beber.

A festa se arrasta por dois ou três dias, enquanto houver comida e chicha. Todos esses movimentos são controlados pelo grande mestre da maloca, sábio, líder e médium do seu povo. É quem anuncia e conduz a festa, ele tem contato com o outro mundo através de cantos, sonhos, bebidas e cigarro de angico e folha de tabaco (aej). Na festa há vários contos, que são contados pelo Pajé (Urumap). As festa, os cantos, as músicas e danças são da responsabilidade do Pajé, o mestre Kanoé.

 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.