Remédio Tradicional Karitiana GOPATOMA

Data da Publicação: 29/03/2022


Remédio Tradicional Karitiana

GOPATOMA

                                                       LAURA DE OLIVEIRA KARITIANA

 

O território Karitiana fica a aproximadamente 100 quilômetros da capital Porto Velho e tem uma área de 90 mil hectares. São seis comunidades: Aldeia Central Karitiana; Bom Samaritano; Juari Byjyty osop aky – Rio Candeias; Caracol e Beijarana. 

 

Antenor Karitiana conta que o nome da etnia teve a sua origem devido ao contato com seringueiros, que invadiram o território indígena no final do século 19. O nome Karitiana é mantido até hoje como sobrenome. Sua língua é a única remanescente da família linguística Arikém, do tronco Tupi.

 

Gopatoma é um banho usado como se fosse vacina ele serve pra prevenir de doenças, previnir de picada de cobra, previne ataques espirituais e até mesmo de acidente diz Antenor Karitiana.

Gopatoma é a mistura de vários remédios (folhas).

“O remédio tradicional é muito melhor que o da farmácia, com a chegada da pandemia estamos utilizando mais nossa medicina” diz Antenor Karitiana.

maço de ervas

Foto:APK





COMO É FEITO O USO E PREPARO DO GOPATOMA

 

Dois dias antes o ancião ou responsável da aldeia sai avisando todos do dia da cerimônia para que todos que quiserem participar se preparem, pois não é obrigado a participar, no entanto o ritual para nós é muito sagrado já que foi Deus (Botyyj) quem deixou as regras então temos que cumprir las relata Antenor Karitiana.

Após toda comunidade ser avisada começa a preparação isto é, homens e mulheres não podem manter relação sexual e a mulher não pode está menstruada durante todo ciclo do uso do Gopatoma, a mulher que estive menstruada não pode fica próximo a cerimônia.

No dia marcado os homens saem bem cedo para a mata onde cada um fica responsável de trazer as folhas para fazer o banho do Gopatoma sendo elas: Gopyhok, Botyj jõi pisyk, Gopawak, Gopatõoi, Botyj Okyty, quando os homens retornam para aldeia as mulheres, jovens, crianças esperam sentados e os homens batem ou passam as folhas como se tivesse limpando ou expulsando o mal as doenças daquela pessoa.

homems com ervas

Foto:APK

Após esse ritual inicia a preparação, em  um recipiente bem grande cheio de água as folhas são misturadas manualmente e esfregadas na palma da mão até ela quase desaparecerem na água.

Captura de Tela 2022-03-30 às 00.04.24

Foto: APK

O preparo é feito só pelas pessoas que vão participar.

mulheres preparamerva

             Foto: APK

Quando o preparo está pronto, antes de iniciar o banho o ancião com uma cuia pega um pouco e sai dando para todos dar um gole durante toda cerimônia são entradas os cânticos SOPIPOKOP, EJJÕP, GOPYHOKOP, OPOK PYHOKOP, GOPATOMA AMB'YP, Todas elas são músicas de proteção. Depois que todos beberam o ancião inicia o banho em todos essa e uma cerimônia muito bonita lembrando que as regras não podem ser descumpridas, caso algum participante quebre alguma regra, todos são afetados ficando sujeito a sofre acidente, a pegar doenças graves, a ficarem fracos espiritualmente, ficam expostos a picada de bicho na mata a serem picados por cobra. 

Apos o ritual de banho do Gopatoma todos precisam ficar 3 dias com o banho no corpo, não podem tomar banho nem se molhar, não podem manter relação sexual e as mulheres não podem estar menstruada durante esse processo. No 4° dia precisamente às 04:00 horas da manhã antes do sol nascer todos vão para o Rio tomar o banho para retirada do Gopatoma do corpo esse banho pode ser normalmente com sabonete, shampoo etc, após esse banho de limpeza as pessoas já podem retornar com sua rotina normal. Caso aconteça de alguma mulher ficar menstruada ou algum casal mantenha relação sexual, antes do banho de limpeza, vai ter estragado todo ritual, não só deles, mas de todos, e eles precisam avisar para que todos se banhe na mesma hora para retirada do Gopatoma assim eles não irá acontecer nenhum mal com eles.

Como foi dito anteriormente essas regras foi deixada por Deus (Botyyj) precisamos cumpri-las assim teremos saúde e uma boa vida. 

Durante o banho o pai pega um punhado de folha na mão esfrega em até sair o sumo e pinga uma gota em cada olho do filho e filha, isso doe muito o olho parece que vai espoca, relata Mariane Karitiana, tem pessoa que fica com olho remelando isso indica que está saindo alguma doença que a pessoa estava.

O Gopatoma também ter seu uso individual, a mãe passando no filho(a) ou quando a pessoa acha necessário, o marido passa na esposa ou esposa passa no marido, quando o uso e individual as regras são diferentes, são mas rígidas. Durante o uso não pode ter relação sexual, não pode ter menstruação, não pode comer carne de porco, não pode comer alguns tipos de peixe, não pode beber água, só pode bebê chicha, não pode tomar banho com produtos de higiene, o banho tem que ser somente com água, não pode comer fritura ou comida que seja preparada com óleo e o primeiro banho do dia precisa ser antes do sol nascer todos os dias até o final do uso do Gopatoma.

familia karitiana

Foto:APK

Luciane Karitiana, Daniel Karitiana e sua filha Débora Karitiana. 

cantores

grupo jovens com ervas

 

Foto:APK

 

Esse trabalho contou com a colaboração de Antenor Karitiana, Associação do Povo aindigena Karitiana-APK e Mariane Karitiana.



Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.