HISTORIA DO ÓLEO DE BABAÇU DO POVO URU EU WAU WAU

Data da Publicação: 09/04/2022


 

HISTORIA DO ÓLEO DE BABAÇU 

DO POVO URU EU WAU WAU

CONTADA PELO PROFESSOR TANGAE URU EU WAU WAU 

AO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2022

A historia que vou descrever do vídeo do professor Tangae Uru Eu Wau Wau da aldeia linha 621, eu diria só para complementar a fala dele. 

Desde inicio do surgimento do nosso povo Uru Eu Wau Wau que utilizamos óleo de babaçu, quem faz esse tipo de trabalho são só  as mulheres da aldeia que podem fazer para ser utilizado na menina moça, quando ela entra no primeiro ciclo da menstruação. 

Primeiro as mulheres esperam os babaçu cair do pé para poder trazer na aldeia, os homens ajudam só a carregar da mata, assim que chega na aldeia deixa no chão para o sol secar. 

Depois de algumas semanas ou meses no sol a castanho do babaçu fica soltinha no coco, as mulheres pegam algum tipo de marreta, ou martelo para quebrar o coco. Após  quebrar tudo é colocado na panela a castanha, depois coloca no fogo para derreter a castanha para tirar óleo ( em nossa língua kawahiva óleo jandya e o coco de babaçu junta com a castanha natahua). 

Assim que a castanha tiver bem queimado um pouco é colocado no pilão para pilar ate ficar fininha, após disso retorna na panela de novo em cima do fogo para poder tirar óleo, na verdade óleo é coado na peneira fina. 

Tem uma historia que é contada, que eu ouvia minha vó contar, que ninguém pode dizer que vai defecar quando estiver fervendo o oleo no fogo, por que o óleo some. Ela dizia por que às vezes as fezes é duro por isso não pode dizer isso. 

Após isso depois de tanto ferver é retirado o óleo, nisso passa no cabelo. A avó dizia que isso era nosso perfume, serve para coceira, machucado para não infeccionar bastante a ferida. Geralmente é utilizado para passar na menina moça quando ela esta no resguardo, e também ela dizia que é uma forma de proteger a menina da alma perdida não levar a moça da rede em nossa língua é anhãgã. 

 

Captura de Tela 2022-04-09 às 16.49.29

Veja o Vídeo Clicando Aqui.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.