A HISTÓRIA DO SENT' SENT'

Data da Publicação: 05/07/2022


A HISTÓRIA DO SENT' SENT'

 

Narrador: Anísio Aruá

Entrevistador: Maicon Aruá

 

Bom, é assim, Sent' Sent' ele só comia anta, ele e a mulher. Ele ia na roça do cacique e arrancava macaxeira, aí levava macaxeira, no aceiro assim ele colocava pé de anta, mais adiante tirava, aí era só o rastro dele, de gente. Só pra dizer que era anta que estava comendo a macaxeira, mas não era anta não, era ele que estava comendo, tirando a macaxeira do cacique. Aí se passou um ano, dois anos, três anos e a macaxeira comida de anta, acabava com a macaxeira do cacique, porque ele arrancava todo dia, né. E colocava o pé de anta, como sendo a anta, mas era o pé de anta que ele levava pra dizer que é anta, ele roubava. 

Um dia o cacique disse: 

- Rapaz, eu vou andar ao redor, rodeando roça para ver! Poxa, anta está acabando com a minha macaxeira. Aí um dia ele foi, foi lá, aí andou, andou, andou, andou, acompanhou aonde a anta ia, acompanhou, acompanhou, entrou no mato, e viu rastro de anta, andou, andou mais na frente, aí acabou o rastro de anta, era rastro de gente mais na frente. Ele disse: 

- É gente que está comendo a minha macaxeira, não é anta não! Eu vou ver onde é a casa desse, estão comendo a minha macaxeira! Aí ele foi, foi, foi, chegou lá, no limpo assim, uma casona. Aí ele foi, olhou assim, estava dormindo Sent' Sent', estava roncando. Ele disse: 

- Aaaa é esse daqui que está comendo a minha macaxeira! Eu vou ver, eu vou ver como que ele faz! Aí a mulher já estava cozinhando anta. Aí parece que ele já tinha ido caçar, já tinha trago anta, aí a mulher cozinhou a tripa da anta, aí a mulher saiu e chamou ele: 

- Sent' Sent', Sent' Sent', vem comer tripa, enquanto cozinha o resto. Aí saiu da rede, pesado o homem. Quando ele saiu, aí o cacique viu aquele homem grande, gordo, aí ele, Sent' Sent', sentou lá e comeu tripa ele e a mulher, aí acabou, entrou na maloca, deitou de novo. Deitou de novo, dali a pouco estava roncando. E o cacique só cuidando:

- Vou ver bem direitinho como que é isso! Aí viu, roncando de novo, aí uma panela grande assim, pra cozinhar anta inteira. Aí ela, a mulher, chamou de novo: 

- Sent' Sent', bora comer agora! Ele levantou de novo. Diz que a maloca estava torta com o peso dele, quando levantou, também levantou a casa. Sentou, diz que comeram a anta todinha, só em uma sentada, comeram tudo, com a macaxeira do cacique. Aí o cacique disse:

- Eita, eu vou chamar gente pra matar esse homem, que está acabando com a minha macaxeira. Aí ele voltou e foi embora! Chegou lá, tinha três maloca, chamou um, chamou outro. Disse: 

- Tem uma pessoa, mas é muito gordo, está acabando com a minha macaxeira, macaxeira ele come com anta, ele mata anta, aí leva pé de anta pra arrancar macaxeira, pra dizer que é anta que está comendo, mas não é anta não, é ele! Vamos matar ele, vamos fazer flecha! Aí cada um, cada maloca fez flecha, flecha. Um dia, aí ele foi de novo. Aí ele foi, foi, foi, aí ele, Sent' Sent', já tinha arrancado macaxeira. Aí o cacique foi até a maloca, Sent' Sent' não estava, depois de um pouco, lá vem ele, com anta. Matou a anta, amarrou o cipó assim na cintura, aí trouce assim a tira colo, parecia que era maneirinho. Aí pensou: Como que esse homem tem forçaaaa! Sent' Sent' chegou e disse: 

- Tira a tripa pra gente comer, enquanto cozinha o porco. Aí colocou o porco na panelona! Aí comeram a tripa todinha! Aí depois comeram, comeram, comeram. No terreno só osso de anta pendurado, só osso pendurado. Aí ele voltou, foi embora. Quando foi no outro dia disse para o pessoal: 

- Bora lá matar o cara, que está acabando com a minha macaxeira, ele só come anta. Aí foram, três cacique e a turma, aí foram, foram, foram, aí ele disse: 

- É aqui! Aí estavam dormindo, aí arrodearam tudo, cercaram tudo. Aí diz que atacaram com flecha, até que a mulher dele falou: 

- O pessoal está atacando nós, levanta aí! Até que ele levantou, aí o pessoal atacando flecha, flecha no corpo dele, ele não morria não, duro de morrer o homem. Aí ele levantou e pegou três flecha dele. Arco dele era quase inteiro um pé de tucumã, grosso o arco dele, e a flecha era de tucumã também, feito de tucumã. Aí olhou, olhou assim, aí tirou remela do olho, aí tinha dois caciques atrás da capemba de pau, aí mandou flecha no rumo, varou capemba e pegou o cacique. Aí olhou, e viu o outro cacique. O cacique pensou que estava escondido. Flechou bem no peito. Aí atacou o outro cacique. Aí o grupo dos caciques atacaram, atacaram, não tinha mais onde colocar flecha, e ele em pé lá! Até que diz que morreu em pé, aí mataram a mulher dele, aí viram que ele estava morto, empurraram com um pau. Diz que o homem era gordo. Aí diz que falaram: 

- Agora o homem não vai mais comer a macaxeira não. Aí foram embora sem cacique, morreu três caciques. É assim! 

Não foi encontrada nenhuma imagem.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.